sábado, 29 de novembro de 2008

Esta Semana recomendamos (12)...


Internet
Site
http://www.aml.pt/

A área Metropolitana de Lisboa tem um novo espaço no seu site dedicado à sua agenda cultural e desportiva! Entre no site e logo verá o destaque a este espaço da cultura e do desporto, clique e pesquise, do bailado aos festivais, da leitura aos seminários, concertos, teatro, ou seja, tudo o que de cultural se passa nesta região e, já agora, de desportivo também.


Livro
"Uma Vida Normal" - de Paulo Azevedo, da Porto Editora.

Várias reportagens telivisivas tornaram familiar para milhares de portugueses a história de Paulo Azevedo, um jovem que apesar das limitações motoras pratica desporto não adaptado (futebol e natação). O autor do livro partilha um percurso em que a ultrapassagem de barreiras foi uma constante. A mais recente delas é a participação na novela Podia Acabar o Mundo da SIC.

Cinema
"Madagáscar 2" de Eric Darnell e Tom Mcgrath, com participação de Ben Stiller, Chris Rock, Alec Baldwin


Música
Luís Rodrigues (Barítomo) e David santos (piano)
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Acácio Barreiros
5 de Dezembro
22 horas


Teatro
I Festival Internacional de Marionetas de Sintra

"Sopa de Pedra" - Grupo Fio d'Azeite (de Chão de Oliva - Portugal)
6 a 21 de Dezembro
Auditório Municipal António Silva - Cacém
Informações e Reservas - seg. a sext. da 10h. às 18 h

Jogos
Nitendo - WII Music
PS2 - Singstar ABBA

CD
" Da Weasel: Ao vivo no Pavilhão Atlântico" - Edição limitada (2 DVD+ 2 CD)


DVD
"Hancok" com Peter Berg
Edição especial - Caixa Metálica


Teresa Amaral


terça-feira, 25 de novembro de 2008

PENSAR COM ARTE... (Mala Pedagógica)


APRENDER A VER ATRAVÉS DO MUNDO DA ARTE.


O Centro de Recursos, adquiriu mais uma importante ferramenta pedagógica.


Uma mala que inclui:


56 reproduções de quadros famosos.

1 CDrom com jogos interactivos.

1 Livro com dezenas de actividades relacionadas com os quadros.

2 Guias de cores com diferentes percentagens.


Colegas de EV e EVT, passem pelo Centro de Recursos e consultem...


BOAS FESTAS...




O Centro de Recursos agradece às alunas, ANA RITA VINAGRE, JESSICA ESTEVES, ANA RITA FERREIRA, SANDRA LANDEIRO e LEANDRA TAVARES do 5ºC, pelo apoio na decoração do Centro.


domingo, 23 de novembro de 2008

Esta Semana recomendamos (11)...


Internet
Site:
http://www..artemrede.pt
Site que privilegia eventos artísticos da região de Lisboa e Vale do Tejo, mas que se vai alargando a outros locais, aqui poderá encontrar a agenda do que se vai passar brevemente nas áreas de artes circenses, artes de rua, dança, música, workshops, ópera, teatro ou espetáculos destinados aos mais jovens.


Livros:
Romance
"Os Anos" de Virginia Woolf da Presença
É o livro mais paradoxal de Víginia Woolf, a narrativa que mais a consagrou e o texto que mais boa crítica teva: Os Anos. A acção decorre ao longo de cinco décadas, desde 1880 até 1930, e é dotado de uma força interior que revolucionou o conceito de romance da época.


Música:
"Peter Pan - o Musical"
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Jorge Sampaio
29 de Novembro às 15 horas

Castelos
"Castelo do Mouros"
Estrada da Pena
Autocarro 434 c/ partida da Estação de Sintra e paragem no Centro Histórico
Visitas das 10h às 17h30
Encerra às 4ª feiras
Custo: 5€ por pessoa


CD
"Fado Maestro" Carlos do Carmo
(Edição especial CD+DVD)


DVD
Caixa: "A Múmia" com Brendan Fraser e rachel Weisz
(Edição limitada de coleccionador)


Jogos
PS3 - Need for Speed: Undercover
PC - Os Sims2: Habitação e Jardim, Acessórios.


Cinema:
"À Deriva" de Jonathan Levine, com Ben Kingsley, Josh Peck e Olivia Thirlby

É uma simpática surpresa vinda da área da produção independente dos EUA. Centrado nos dramas existenciais de um jovem que acabou o liceu e vai equilibrando as suas finanças como vendedor de pequenas doses de marijuana. Este filme é um curioso compromisso entre a comédia romântica e a crónica social.


Teresa Amaral

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

FANTÁSTICO... há Professores e Educadores (Bom fim de Semana)


Este texto chegou-nos através de uma grande Amiga deste Centro de Recursos, a Drª Raquel Camacho:



Duas histórias:


1ª.

Num liceu no Porto estava a acontecer uma coisa muito fora do comum. Um "bando" de miúdas de 12 anos andava a pôr batom nos lábios, todos os dias, e para remover o excesso beijavam o espelho da casa de banho. O Cons.Exec. andava bastante preocupado, porque a funcionária da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao fim do dia e no dia seguinte lá estavam outra vez as marcas de batom. Um dia, um professor juntou as miúdas e a funcionária na casa de banho e explicou que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam e, para demonstrar a dificuldade, pediu à empregada para mostrar como é que ela fazia para limpar o espelho. A empregada pegou numa "esfregona", molhou-a na sanita e passou-a repetidamente no espelho até as marcas desaparecerem. Nunca mais houve marcas no espelho...

Há professores e educadores...

2ª.

Numa dada noite, três estudantes universitários beberam até altas horas e não estudaram para o teste do dia seguinte. Na manhã seguinte, desenharam um plano para se safarem. Sujaram-se da pior maneira possível, com cinza, areia e lixo. Então, foram ter com o professor da cadeira e disseram que tinham ido a um casamento na noite anterior e no seu regresso um pneu do carro que conduziam rebentou. Tiveram que empurrar o carro todo o caminho e portanto não estavam em condições de fazer aquele teste. O professor, que era uma pessoa justa, disse-lhes que fariam um teste-substituição dentro de três dias, e que para esse não havia desculpas. Eles afirmaram que isso não seria problema e que estariam preparados. No terceiro dia, apresentaram-se para o teste e o professor disse-lhes com ar compenetrado que, como aquele era um teste sob condições especiais, os três teriam que o fazer em salas diferentes. Os três, dado que tinham estudado bem e estavam preparados, concordaram de imediato. O teste tinha 6 perguntas e a cotação de 20 valores. Q .1. Escreva o seu nome ----- ( 0.5 valores) Q.2. Escreva o nome da noiva e do noivo do casamento a que foste há quatro dias atrás ---(5 valores ) Q.3. Que tipo de carro conduziam cujo pneu rebentou.--( 5 valores) Q.4 . Qual das 4 rodas rebentou ------- ( 5 valores ) Q.5. Qual era a marca da roda que rebentou ---- (2 valores) Q.6. Quem ia a conduzir? ------ (2.5 valores)

Há professores e educadores...


domingo, 16 de novembro de 2008

Esta semana recomendamos (10)...


Internet
http://www.deezer.com/

Este site é uma espécie de biblioteca musical ao seu dispor num qualquer computador com acesso à internet e colunas de som e que vai, certamente, dar-lhe a conhecer muita música. É conveniente registar-se e basta digitar no motor de pesquisa o artista que quer ouvir. Da imensa lista que lhe vai aparecer, nem todas as músicas estão disponíveis, mas clique na opção " SmartRadio" e o programa selecciona automaticamente artistas do mesmo género. Entre as várias opções, encontram-se a possibilidade de fazer playlists e configurar o sistema de acordo com os estilos musicais de que mais gosta.

Livro:
(Infanto-Juvenil)

" D. João I e Guimarães" de Rosa Maria Saavedra (testo) e Vasco Carneiro (ilustrações), da Campo das Letras

O livro relata, através de uma escrita acessível e ilustrações facilmente identificáveis, episódios emblemáticos da vida de D. João I e a sua ligação a Guimarães. A célebre Crónica de D. João I , de Fernão Lopes, serve de base a vários dos acontecimentos aqui narrados.

CD
"A Palma da Mão" de João Pedro Pais

Jogos
PS3 - Buzz! Quiz TV Special Edition
PC - Football Manager 2009

Música
" João Gil - 2 Tempos"
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Jorge Sampaio
Dia 21 de Novembro às 22 horas


Museu
"Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas"

Apresenta uma variada colecção que remonta ao período da ocupação Romana.
Horário: de 4ª feira a Domingo das 10h-13h
14h-18h
Preço: €2,50 por pessoa
Telf: 21 9613574


DVD
" Reviver o Passado em Brideshead" com Jeremy Irons

Cinema
"Reviver o Passado em Brideshead" de Julian Jarrold, com Emma Thompson, Matthew Goode e Ben Whishaw

Trata-se de uma nova adaptação para o grande ecrã da obra de Evelyn Waugh, de todos conhecida pela anterior adaptação feita para a televisão e que era preconizada por Jeremy Irons.
O filme segue na essência a história, nos anos 30, de uma família assombrada pelo peso da religião, mais do que o de eventuais dramas de classe. Neste filme, ao contrário da primeira série todos os dramas humanos estão muito explícitos.


Teresa Amaral

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (9)


Internet:
www.museudofado.egeac.pt

No site pode ver o roteiro do fado para saber onde assistir a espetáculos de fado. Pode também ficar a saber notícias sobre os acontecimentos ligados a este género musical e ainda pesquisar a sua história.


Livro (Biografias)
"101 Heróis" de Simon Sebag Montefiore, edições Guerra e Paz

Há livros que justificam o papel em que foram impressos e este é um destes casos. Bem paginado e ilustrado, o autor fez uma breve enciclopédia sobre 101 personalidades que marcaram a história pela sua actuação e cola à sua biografia uma investigação relacionada com o tema (Maomé e as conquistas árabes, por exemplo). Uma história de pessoas e factos que merece consulta constante ou leitura como se fosse um quase romance.

Teatro
"Festival Internacional de Marionetas" a decorrer entre dia 7 de Novembro e 21 de Dezembro, no auditório Municipal António Silva no Cacém, aos Sábados às 16 horas e aos Domingos às 11 horas.

Vai levar à cena diversas peças teatrais de diversos autores.


Museus
Está patente no Museu do Brinquedo em Sintra, uma mostra com dezenas de brinquedos de 62 personalidades portuguesas.
Livros, bonecas, peluches, jogos e comboios, entre muitas lembranças de figuras públicas. Carlos Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Zanatti, Carlos do Carmo, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Vanessa Fernandes fazem parte da exposição "Brinquedos Personalizados". Esta exposição estará patente até ao dia 28 de Fevereiro de 2009.


Cinema
"Quantum of Solace"
007 James Bond voltou em mais uma aventura de fazer perder a respiração.


CD
(Jazz)

"Chocolate" Maria João e Mário laginha, da Universal

Jogos
007 james Bond: Quantum of Solace, para PS2, PC, Nitendo ds e Nitendo wii


DVD
"A Bela Adormecida" Clyde Geronimi, da Zon Lusomundo

Filme de animação que teve a sua estreia em Janeiro de 1959 é reeditado numa edição especial para comemorar os seus 50 anos. O filme foi restaurado e é acompanhado de um DVD com extras que vão de jogos a imagens e canções não usadas na versão original e o inevitável Making of.


Teresa Amaral


domingo, 2 de novembro de 2008

Esta semana recomendamos (8)...


Internet:
http://www.escritartes.com/forum/

O escritartes é um site de divulgação literária, no qual qualquer pessoa pode contribuir deixando os seus textos, trata-se de um espaço de convívio entre artistas, desde a poesia à pintura. Está construído em forma de fórum e disponibiliza contos, crónicas, ensaios, ficções, poesias, fotografias e pintura. Também se podem deixar comentários aos textos das outras pessoas.

Livros
Romance:
"A rainha cruxificada" de Gilbert Sinqué, da Difel

A história de amor entre Inês de Castro e D. Pedro é recuperada pelo autor do "livro da Safira" e " O menino de Bruges". A acção do livro oscila entre Portugal, Veneza, Castela e os palácios dos Papas.


Cinema
Drama. " A Turma" de Laurent Cantet.

Filme que arrebatou, no passado mês de Maio, a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Analisa as difíceis questões inerentes à relação entre professor e alunos no espaço concreto da sala de aula. Os alunos (de uma escola de um bairro problemático de Paris) são intérpretes das suas próprias personagens, preservando assim uma invulgar verdade documental. Não é todos os dias que deparamos com um filme tão didáctico e acima de tudo REALISTA.

DVD
" Indiana Jones e o reino da caveira de Cristal" - com Harrison Ford

CD
"My Love: Ultimate Essential Collecttion (2CD) de Celine Dion

Jogos
PSP - "Blokus"
PS3 - "Dead Space"


Música
" Navegantes"
7 de Novembro às 22 horas
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Jorge Sampaio


Museu
" Museu da Ciência Viva"
Na antiga garagem dos carros eléctricos em Lisboa.
Horário: 3ª a 6ª Feira das 10 horas às 18 horas
Sáb. e Dom. das 11 horas às 19 horas
Encerra à 2ª Feira

Preço: Adulto - 3,5€
Criança - 2,5€
Bilhete familiar (2 adultos + crianças até aos 18 anos): 9€


Teresa Amaral

CONCURSO DE POESIA...