terça-feira, 30 de setembro de 2008

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (3)


Livro

“ Grandes Figuras Da História em Manga: Gandhi, Einstein, Curie” – Bertrand Editora.

A colecção Grandes Figuras da História, revela uma competente obra de estúdio e estilo, manga (BD japonesa), hoje em dia apelativo para os mais novos, que, através dela, podem descobrir a vida inspiradora de figuras ímpares como Gandhi, Einstein ou Marie Curie.

Ópera

“O Elixir d’ Amour”
Ópera cómica de Gaetano Donizetti, vai estar no Teatro da Trindade, de 1 a 19 de Outubro.
O espectáculo é cantado integralmente em português, conta com a encenação de Maria Emília Correia e a direcção musical de Cesário Costa.

Música

Os ritmos da Kizomba dos Irmãos Verdades, chegam ao Coliseu dos Recreios dia 3 de Outubro às 21h30m ( as portas abrem às 20h30m).


Teatro

“Toni e Zézé contra-atacam”

Local: Casino do Estoril
Com: António Feio e José Pedro Gomes
Horário: 3ª a Sábado às 22 horas; Dom. às 17 horas
Preço 18 a 20 euros

Cinema

“Morte de um Presidente”
Gabriel Range
Com: Brian Boland, Becky Ann Baker, Hend Ayoub
O filme retrata o assassinato do Presidente George W. Bush.

Jogos

PC – Flight Simulator X Gold
PS3 – Fifa 2009
Xbox 360 – Smash court tennis 3


CD

“Flor do Fado” Mafalda Arnauth da Universal (Fado)
“ G- Rays” David Gibson da Nagel Heyer Records (Jazz)


Internet

Site:http://blog.josesaramago.org/

José Saramago aderiu à blogosfera. O site da Fundação José Saramago dispõe de uma secção intitulada “Cadernos de Saramago”, no qual o romancista português se propõe "comentar acontecimentos, expressar opiniões e reflectir em voz alta".

Teresa Amaral


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL...

A Bruaá acaba de criar um fórum de discussão sobre literatura infanto-juvenil. Um fórum que pretede ser o ponto de encontro para todos os que gravitam à volta da galáxia infanto-juvenil e não só. Todos são convidados a participar através da partilha e discussão do que se vai fazendo e do muito que ainda há por fazer.
Para acederem directamente ao fórum basta seguirem a ligação http://www.bruaa.pt/forum ou através do blogue da Bruaá http://bruaa-editora.blogspot.com
Sejam todos então muito bem-vindos e mãos ao fórum.
Cumprimentos.
Miguel Gouveia

Rua José da Silva Fonseca 473080-140 Figueira da Foz Portugalt.
Telf. +351 938649027
Telf. +351 211454939e. bruaa@bruaa.ptu. www.bruaa.pt

CLUBE CONTADORES DE HISTÓRIAS...



Projecto: Abrir as portas ao sonho e à reflexão


Zé Pequeno

O rapaz era o Zé Pequeno. Um besnico. Bem proporcionado de corpo, tudo nos conformes, nenhum defeito, algumas qualidades, gentil, formoso, mas em ponto pequeno.
Claro que queria crescer. Na idade dele todos querem.
Dois aldrabões de feira, desses que andam de terra em terra a vigarizar ingénuos, souberam da vontade do moço e prometeram que o acrescentavam. Desse-lhes ele em troca o vitelo que, à conta do pai, trazia para vender.
Acertado o negócio, os aldrabilhas taparam os olhos ao Zé Pequeno e pôs-se um a puxá-lo pelos ombros e o outro pelos pés. Entretanto, iam dando estalos com a língua, a fazer de conta que eram os ossos do rapaz a dar de si.
No fim da operação, rebentaram com o chapéu de abas largas do Zé Pequeno e enfiaram-lho até ao pescoço.
— Repare que, dantes, nos dava pela cintura e agora está mais alto do que nós — dizia--lhe um dos vigaristas, agachado, a fazer de conta.
— Por enquanto, não olhe para baixo que sente vertigens — dizia o outro, de joelhos.
Foram-se embora com o vitelo, a rirem-se.
O rapazinho andou pela feira com a aba do chapéu enfiada até ao pescoço, que parecia um babete ou uma gola de fazer rir. À volta dele, riam-se, mas Zé Pequeno, muito empertigado, não dava troco. Até que percebeu, afinal, que continuava da mesma altura.
Correu, desesperadamente, atrás dos aldrabófonos. Pois sim. Onde é que eles já iam....
Mas não desistiu. Meteu por uns atalhos, correu que nem um danado e foi ter a uma curva da estrada, por onde haviam passado os finórios. Quando os viu, escondeu-se e, fazendo voz grossa pelo meio de uma cabaça, como se fosse altifalante, vociferou:
— Parem, em nome da lei. Eu, sargento Viçoso, sargento da Guarda Republicana, intimo-‑os a largarem o vitelo, senão disparo.
Eles, que tinham a consciência pesada, aterrorizaram-se, de mãos no ar, a tremer. Então o Zé Pequeno acertou uma pedrada num, acertou uma pedrada no outro e fê-los provar o pó da estrada. Com os dois homens desmaiados, estendidos à sua mercê, o rapaz era o mais alto. Recuperou o vitelo e voltou para a feira.
Feliz com o seu sucesso, sentia-se, subitamente, mais crescido. E até talvez estivesse. Era mesmo muito natural que, depois daquela aventura, tivesse dado um grande pulo.


António Torrado
www.historiadodia.pt
________________________________________________________


Caros Professores,

Nestes tempos tão apressados, em que não há lugar para a reflexão e em que as preocupações materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas histórias, repassadas de humanidade e de beleza, pode contribuir de uma forma significativa, para um alargar de horizontes que a sociedade tem querido, por força, restringir às superficialidades e canseiras do dia-a-dia.
Da constatação deste facto, nasceu, na Escola Secundária Daniel Faria – Baltar, o Clube de Contadores de Histórias, com a finalidade de levar às diferentes turmas da referida escola histórias capazes de proporcionarem momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários se tornam para a libertação de tensões e para o despertar do gosto pela leitura, da qual andam os jovens de hoje bastante alheados.
O projecto teve a adesão entusiasta de bastantes alunos, quer do Ensino Básico quer do Ensino Secundário, que se dispuseram a partilhar com os colegas a sua experiência de descoberta das pequenas histórias e do seu universo de valores. A tolerância e a generosidade, a delicadeza e a rectidão, o respeito pela Natureza, a capacidade de sonhar, são princípios que é necessário inculcar nos jovens, já que tantos se encontram à deriva numa sociedade que diz defender os direitos destes, mas que, na realidade, apenas pretende explorar as suas fragilidades com o fito do lucro. É confrangedor ver-se tantas crianças e adolescentes influenciados por programas televisivos francamente medíocres, quando se poderia optar por propostas de qualidade, capazes de promover os valores da verdadeira cultura, que é aquela que assenta no respeito por si próprio e no respeito pelos outros.
Cabe à escola tentar contrariar a vertente massificadora de certa comunicação social, incutindo nos alunos o gosto pela leitura e ajudando-os a crescer em sensibilidade. A violência na escola deve-se, em grande parte, a uma educação de natureza materialista, que tem descurado a formação do carácter em proveito de conteúdos muitas vezes estéreis. A pouca adesão dos alunos às matérias leccionadas é um sinal claro de que a escola necessita de mudanças, não no sentido das reformas educativas implementadas, quase sempre geradoras de instabilidade e de desorientação, e muito menos em nome de um economicismo que a nada leva, mas sim no sentido de promover os valores fundamentais do carácter, sem os quais nenhum ser humano poderá crescer em dignidade e em esperança: o espírito de diálogo e de solidariedade, a compaixão pelos que sofrem, a discrição e a simplicidade, em oposição ao exibicionismo tão em voga, a delicadeza e a compostura, a honestidade.
As pequenas histórias que o Clube de Contadores tem procurado divulgar no âmbito da escola, transmitem, de uma maneira simples e acessível às diferentes faixas etárias, esses mesmos valores, que um ensino de carácter demasiado informativo e tecnicista relegou para segundo plano e que uma sociedade baseada no princípio da aparência se tem encarregado de anular.
Na sequência disso, decidiu o referido Clube tornar o seu projecto extensivo não só aos professores da Escola Secundária – Baltar, mas também aos professores de outras escolas, na convicção de que as histórias partilhadas serão motivo de satisfação e de descoberta para quem as ler e ouvir, passando assim a ser enviadas por e-mail semanalmente. Gostaríamos muito que os professores que as receberem e as apreciarem procedam ao seu reencaminhamento, para que o maior número possível de pessoas venha a beneficiar com a sua leitura.
Gostaríamos também de receber as vossas opiniões sobre este projecto.

Certos do vosso melhor acolhimento


O Clube de Contadores de Histórias
eb1@contadoresdehistorias.com


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (2)


Internet:
www. leitura. pt

Site onde podemos encontrar os livros em destaque, os recomendados, assim como indicações sobre estes.

Livros:
“ Matemática: Uma Breve Introdução” de Timothy Gowers, Gradiva

O mais recente livro da colecção “ Ciência Aberta” é uma introdução, que se pretende acessível e divertida, ao mundo da matemática. O professor da Universidade de Cambridge explica as diferenças fundamentais entre a matemática avançada e a que aprendemos na escola, proporcionando compreensão clara de conceitos complicados, como “ infinito”, “espaçocurvo” e “números imaginários”.


Música:
Paulo de Carvalho inicia a sua digressão no dia 26 de Setembro, com um concerto de apresentação do album DO AMOR editado em Maio, pelas 22 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.


Teatro:
O Centro Cultural Malaposta em Odivelas vai receber a terceira Festa do Teatro Amador, a partir do dia 24 de Setembro até a o dia 5 de Outubro. A novidade é a inclusão de companhias de teatro de fora do Concelho. Os espectáculos serão na sala experimental e no café-teatro, de quarta a sexta-feira às 21 horas; sábados e domingos, às 16horas e às 21h30m.


Filmes
“ Antes que o diabo saiba que morreste” de Sidney Lumet.

Um drama, um painel das paixões humanas que conduz a uma contemplação desencantada da vida e da morte.
Com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke e Albert Finney

DVD
“ A múmia do túmulo do Imperador Dragão”
Com Rob Cohen da Lusomundo audiovisuais


CD
“The Cosmos Rock”
( especial edição CD+DVD)
Queen / Paul Rodgers

Jogos
PC – Spore PC ( comece a sua viagem na origem da vida, como um simples micróbio que tenta sobreviver)

Play Sation 3 – Ratchet & Clank: Quest for Booty PS3 (uma mini-aventura, totalmente em português)

PSP – Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2: The Phantom Fortress (obra magna de Masashi Kishimoto)



Teresa Amaral

domingo, 14 de setembro de 2008

Programa Educativo do Museu Nacional de Arqueologia para o ano lectivo de 2008/2009

Para mais informações visite o nosso blogue em http://museunacionaldearqueologia-educativo.blogspot.com
Sector Educativo e de Extensão Cultural
Carlos Diniz

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS (1)...


Internet:
http://www.sesamestreet.org/

Site ajustado aos mais novos, de forma a responder às suas necessidades e às exigências dos pais. As crianças têm acesso a cerca de 400 jogos e 3000 vídeos.
Uma vez no site é tecnicamente difícil navegar fora dele, logo os pais podem deixar os seus filhos sozinhos em frente do computador, sem se preocuparem com acessos a conteúdos menos próprios.


Livro:
Pegadas de Dinossáurios de Portugal, de Vanda Faria dos Santos.

Portugal é um país rico em jazidas com pegadas de Dinossáurios. A paleontóloga Vanda Faria dos Santos, ao serviço do Museu Nacional de História Natural, fez um estudo exaustivo das várias jazidas existentes no nosso país, percorrendo neste livro cada uma delas, mostrando numa linguagem clara e acessível a todos, a riqueza que cada uma delas contém.


Música:
Concerto de Maria João Pires, acompanhada por Pavel Gomziakov (violoncelo) e o tenor Rufus Muller. Vão interpretar obras de Beethoven.
Dia 19 de Setembro, às 21 horas. No CCB ( grande auditório)


Exposição:
Mostra de Pintura e Fotografia intitulada “ Vieira da Silva, Arpad Szenes e o Castelo Surrealista”
Exposição patente até dia 28 de Setembro, entre as 10 horas e as 18 horas, no Museu da Electricidade.
Apresenta um vasto conjunto de fotografias de Arpad e Vieira da Silva (1940 e 1980), objectos do atelier de Vieira da Silva e algumas telas.


Cinema:
Mamma Mia, de Phyllida Lloyd.

Um musical que resgata as músicas dos ABBA, com Meryl Streep e Pierce Bronsnan, entre muitas outras estrelas de Hollywood. Um filme leve, sem pretenções e com o único objectivo de deixar os espectadores bem dispostos.

Jogos:
Pc – Sims 2 – Animais no apartamento
Play Station 3 – Beijing 2008, o jogo oficial dos jogos olímpicos.

CD:
“Terra” de Mariza

DVD:
“Azur e Asmar” de Michael Ocelot (Zon Lusomundo)
Cinema de animação, é uma espécie de conto de fadas com tempero Árabe.
Promove os valores humanistas e o triunfo da razão sobre o preconceito.
Uma técnica de animação digital de 3D.


Teresa Amaral

CONCURSO DE POESIA...